Fale conosco

Qualidade do ar climatizado depende do PMOC

O PMOC é a sigla para Plano de Manutenção Operação e Controle.

Um documento obrigatório para empreendimentos com carga térmica de 5TR’s (Toneladas de Refrigeração) ou 60 mil BTU’s (Unidade Térmica Britanica). Ou seja, todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizados artificialmente. É importante ressaltar que o PMOC é diferente do Plano de Manutenção Predial é um documento que abrange todo o empreendimento. Já o PMOC é um documento específico para ar condicionado.

Estudos realizados pela EPA (Environmental Protection Agency) aponta que a qualidade do ar interior pode ser até 10 vezes pior que do ar externo, tal constatação deve-se ao fato que microrganismos e poluentes diversos ficam retidos em ambientes sem ventilação natural, acumulando-se no ar e estando ali por muito mais tempo, situação que tende a ser pior em ambientes climatizados onde não se fiscaliza as condições de equipamentos de ar.

Com a chegada do inverno, é comum o aumento de casos de doenças respiratórias. As baixas temperaturas, a redução da umidade do ar e o maior tempo que passamos em ambientes fechados contribuem para a propagação dessas doenças. O risco da não implementação do PMOC, é desencadear uma micro epidemia de doenças oriundas da má qualidade do ar, também conhecido como “Síndrome do Edifício Doente”.

Para que serve o PMOC

O PMOC estabelece diretrizes para a manutenção adequada, visando à qualidade do ar interior e à prevenção de doenças respiratórias. É uma exigência legal no Brasil, de acordo com a Resolução nº 9/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que estabelece as diretrizes básicas para a manutenção de sistemas de climatização em ambientes de uso coletivo.

O PMOC também é Lei, citado na Lei nº 13.589: “Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.”

O PMOC deve contemplar a limpeza periódica dos componentes dos sistemas de climatização, a troca regular dos filtros de ar, a verificação e ajuste dos parâmetros de temperatura e umidade, o controle da renovação do ar, entre outras medidas. Além disso, o PMOC estabelece a necessidade de registro de todas as atividades realizadas, bem como a manutenção de documentação adequada, como laudos técnicos e relatórios de análise da qualidade do ar.

Quais são os benefícios do PMOC?

Além dos benefícios para a saúde, a implantação do plano também tem outros benefícios. Especialmente o aumento da vida útil dos equipamentos, uma vez que é possível identificar e solucionar problemas antes que se tornem grandes falhas. Também é possível programar as atividades de forma eficiente, evitando desperdícios de tempo e recursos. Além disso, a manutenção preventiva reduz a necessidade de reparos de emergência, o que resulta em economia de custos a longo prazo.

Portanto, o PMOC desempenha um papel fundamental na promoção de ambientes internos saudáveis, por meio da manutenção adequada dos sistemas de ventilação, prevenção da proliferação de agentes contaminantes, controle da umidade e temperatura e promoção da renovação do ar. A Temon Serviços segue todas as diretrizes dos fabricantes dos equipamentos de climatização, bem como todas as boas práticas de qualidade do ar, e leis vigentes, buscando a economia de energia e respeito ao meio ambiente.

Porque implementar o PMOC:

Acreditamos que ao implementar um PMOC eficaz, as empresas podem garantir uma boa qualidade do ar, beneficiando a saúde e o bem-estar dos ocupantes, além de promover um ambiente mais produtivo e em conformidade com as normas regulamentadoras. E você está com o seu PMOC em dia?