
Laudo SPDA garante segurança e bem-estar
Laudo SPDA. O Brasil é líder mundial em queda de raios, com aproximadamente 100 milhões de descargas elétricas por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A intensidade média de um raio é de 30 mil ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. Toda essa força causa, em média, 110 mortos e 300 feridos a cada ano no Brasil, segundo o levantamento de dados do Departamento de Informações e Análise Epidemiológica do Ministério da Saúde e IBGE. Portanto, o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é essencial.
O primeiro SPDA foi criado por Benjamin Franklin em 1752, quando ele posicionou um fio de metal para empinar uma pipa de papel e observou que a carga elétrica dos raios era conduzida pelo dispositivo. Dessa forma, também foi possível comprovar que hastes de metal, quando em contato com a superfície terrestre, poderiam servir como condutores elétricos. Quando chegava a terra, a carga dissipava, minimizando danos. Em 270 anos, o sistema vem sendo aprimorado.
O SPDA é especialmente importante para empreendimentos de grande porte, que geralmente alocam grande quantidade de pessoas e ativos materiais caros e importantes. Portanto, a proteção contra descargas atmosféricas é essencial não só para garantir a segurança das pessoas que frequentam ou trabalham nas instalações, mas também para evitar danos materiais, como interrupções no fornecimento de energia elétrica, perda de dados em sistemas eletrônicos, entre outros problemas.
A NR10 – norma que regulamenta todos os serviços que envolvam eletricidade, seus riscos e danos – estabelece que todo estabelecimento que tenha potência instalada superior a 75kW, deve possuir e manter o prontuário das instalações elétricas (PIE), dentro desta documentação deve conter o relatório de inspeção do sistema SPDA e os aterramentos elétricos. Mais que ter um SPDA no empreendimento é necessário saber se ele funciona com toda a sua capacidade.
O Laudo SPDA é um relatório técnico que mostra as inspeções e medições realizadas no sistema de proteção, atestando sua eficiência com base na ABNT NBR 5419/2015.
A Temon Serviços realiza a verificação da conformidade do Projeto, com o que realmente foi instalado na edificação. Em campo, fazemos a inspeção visual de conexões entre captação, descidas e aterramentos, assim como a integridade destas.
Todos os nossos equipamentos são testados, certificados e calibrados anualmente, com rastreabilidade pelo sistema Rede Brasileira de Calibração (RBC), por laboratórios acreditados no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), tudo de acordo com a norma 5419/2015. Depois de realizados os devidos ensaios, um relatório técnico é emitido com os resultados obtidos e as observações necessárias e pertinentes, além do registro de ART junto ao CREA.
Toda construção que possui SPDA deve fazer o laudo. É uma exigência legal passível de multas. O responsável pela companhia responde civil e criminalmente por ocorrências de descargas e acidentes, caso a legislação não esteja sendo cumprida. A ausência do documento pode impactar, inclusive, a operação do empreendimento, trazendo consequências como: renovação do alvará de funcionamento e obstáculos ao acionar a seguradora para cobrir um sinistro referente a perdas por raios.
Portanto, o laudo SPDA garante segurança e bem-estar – para pessoas e equipamentos. Não perca tempo, proteja vidas e evite danos à estrutura do seu empreendimento!
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), captaram uma imagem impressionante da descarga de um raio – mostrando detalhes de sua conexão com vários para-raios localizados nas imediações. Confira o vídeo: