Fale conosco

A importância da manutenção predial durante períodos chuvosos

A previsão do tempo não falha: chuvas intensas devem arrebatar a região sudeste. O verão é uma época marcada por chuvas intensas e o volume de água é motivo de atenção para a manutenção de qualquer empreendimento. Afinal, é de extrema importância saber como prevenir situações de risco. Antes, durante e depois das chuvas é preciso seguir alguns protocolos que garantam os ativos físicos de um edifício.

A Temon Serviços segue diretrizes específicas de manutenção preventiva, que considera as chuvas um fator de risco. A seguir, selecionamos os principais pontos de atenção que a nossa equipe está trabalhando.

Coberturas, Telhados, Calhas e Ralos
O telhado e coberturas devem estar sempre limpo e as calhas e ralos livres e desobstruídas. Caso contrário, pode causar entupimentos nos coletores e tubos de descida, podendo impedir o escoamento e como resultado, pode haver uma sobrecarga no sistema, reduzindo o tempo de vida útil. Por esse mesmo motivo, é preciso estar atento às estruturas de sustentação das calhas, garantindo uma efetiva utilização.

Geradores
É essencial fazer uma revisão completa do gerador e seu funcionamento automático. Se a energia falta, ele deve ser acionado com o mínimo de percepção possível dos usuários.

Raios
É importante certificar-se de que o laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) está atualizado. O SPDA é composto por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, cuja finalidade é proporcionar um caminho para terra que oferece menor resistência elétrica possível para que, desta forma, a descarga atmosférica possa fluir em direção à terra, sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger as pessoas dentro da edificação.

Impermeabilização
Avaliar periodicamente se a impermeabilização do prédio está desempenhado seu papel, pois caso contrário pode favorecer o aparecimento de infiltrações que aceleram o processo de deterioração de sua estrutura. Este é um importante passo, especialmente quando se trata de prevenção, para garantir a integridade da estrutura predial durante o período de chuvas.

Sistemas de Drenagem
É preciso garantir um sistema de drenagem eficaz, de maneira que possa aliviar a pressão da água. Em áreas externas, jardins auxiliam na drenagem, enquanto superfícies pavimentadas devem ter declividade adequada para escoamento.

Instalações elétricas
Realizar a manutenção elétrica predial periodicamente é o melhor caminho para identificar todas as causas de falhas elétricas e solucioná-las antes que os problemas ocorram. Desta forma, assim que o período chuvoso chegar, essa prevenção pode evitar choques, acidentes, falhas no fornecimento de energia, entre outros pontos.

Bombas e sistema de distribuição
O sistema de água pluvial de um prédio envolve a captação da água da chuva por meio de calhas, ralos e bocas de lobo, seguida da filtragem para remover impurezas. A água é armazenada em reservatórios, poços ou tanques, podendo necessitar de bombas de recalque ou submersas para distribuição. Em alguns casos, pode haver tratamento adicional, e a água é utilizada para fins como irrigação, limpeza e descarga de vasos sanitários.

Paralelamente a todas essas medidas também é fundamental revisar o plano de contingência e os sistemas de redundância. Lembre-se: em tempo de chuva a atenção é redobrada para evitar qualquer tipo de transtorno.

Em resumo, o período de chuvas é um momento de muita atenção para a manutenção predial. A atenção aos detalhes e a execução de todos os procedimentos se revelam essenciais. Dessa forma, é possível garantir a segurança e bem-estar das pessoas e preservar as edificações e seus equipamentos.

A Temon Serviços segue rígidos protocolos de manutenção predial, provisionando todas as possibilidades e prevenindo qualquer intercorrência. Contudo, em caso de alguma emergência, nossa equipe é altamente capacitada para resolver em tempo recorde, sem que a operação do empreendimento seja afetada.